Artigo 174 ctn prescrição intercorrente

Execução fiscal ajuizada antes de 2005, devendo ser aplicada a antiga redação do artigo 174, do Código Despacho citatório como causa interruptiva da prescrição. É o artigo 116 do CTN que define que, salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos. A prescrição do créditos tributários é regulada pelo artigo 174 do Código Tributário Nacional, que fixa o prazo prescricional em cinco anos, contados da sua constituição.

artigo 174 ctn:

  • art 174 ctn prescrição intercorrente
  • artigo 174 ctn comentado

A nova redação conferida ao artigo 174, I, do CTN pela LC nº 118/2005, ao eleger o despacho do juiz que ordena a citação na execução fiscal, como ato interruptivo da prescrição, também teve o efeito de harmonizar o CTN com a LEF, que em seu artigo 8º, 2º, dispõe igualmente que, o despacho do juiz que ordenar a citação é causa.

1 Mesmo antes da alteração do artigo 40 da Lei nº pela Lei nº , o Superior Tribunal de Justiça já entendia ser possível o reconhecimento da prescrição intercorrente nas execuções fiscais, conforme se observa dos precedentes que deram origem ao Enunciado nº 314 da. 1º A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação. Verifique abaixo informações sobre prescrição de acordo com a legislação em vigor quando da instauração dos processos administrativos de suspensão ou cassação da CNH.

O parcelamento do crédito tributário consiste em ato inequívoco de reconhecimento da dívida pelo devedor, implicando, assim, a interrupção da prescrição, ut artigo 174, parágrafo único, IV, o devedor de proceder ao pagamento das parcelas, o lapso prescricional volta a correr da data do inadimplemento, consoante entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça.

O presente artigo trata da prescrição tributária insculpida no artigo 174 do CTN, com a alteração trazida pela lei complementar nº 118/2005 e sua aplicação imediata e quivocada aos processos em curso pelo STJ. Para entender melhor a prescrição intercorrente no direito civil como conhecemos hoje, vamos antes fazer um breve lembrete histórico. Nesse sentido, o Superior Tribunal de Justiça, a fim de harmonizar o artigo 174 do Código Tributário Nacional com o artigo 40 da Lei nº /1980, pacificou a prescrição intercorrente na Execução Fiscal. III, do CTN, que é um de seus efeitos 174, do CTN, que a ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em 5 (cinco) anos, contados da.

A prescrição intercorrente é um meio de encerrar o processo, e este texto tem o objetivo de explorar a figura jurídica referida Para tanto, o Fisco tem cinco anos, conforme consta no artigo 173 do CTN: Art. O prazo da prescrição ordinária no período da redação original do inciso I do parágrafo único do artigo 174 do Código Tributário Nacional (CTN) intercorrente retroativamente na data do protocolo da petição que requereu providência frutífera. A prescrição intercorrente é a perda do direito de exigir um direito pela ausência de ação durante um determinado tempo no curso de um procedimento.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem